sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Aparências

É bem verdade que vivemos de aparências... e por mais que muitos me digam que estou errada, não há como negar! Obviamente uns mais, outros menos, mas a verdade é que vivemos limitados pelo que queremos que os outros vejam em nós.

Sempre me incomodou essa minha preocupação exacerbada que eu tenho com a opinião dos outros sobre mim. Sei que isso é típico de cidades pequenas como a minha, não tenho medo de ficar ‘falada’ (pra ser sincera, é inacreditável que esse termo persista ainda hoje), não me importo com o que vão dizer de mim ou da minha índole. Se me arrisco em alguma situação, assumo as conseqüências. E se é algum engano, coloco os pingos-nos-ís sem problema algum.

O que realmente me incomoda é que eu me importo demais com o que os outros vão pensar de mim, se minhas atitudes vão fazê-los gostar mais ou menos de mim. Serei odiada por fazer ou falar algo sem pensar? (o que acontece constantemente). Causarei uma má impressão pela forma como me visto, falo ou me comporto? Confesso que esse tipo de pensamento faz de mim uma pessoa até um pouco serviçal, tentando agradar Deus e todo mundo (como se eu não soubesse que isto é impossível). À primeira vista, quem lê isso pensa: ‘quanta insegurança!’, e eu respondo: ‘sim, muita insegurança!’. Certa vez ouvi que as pessoas mais inseguras são as mais orgulhosas, porque se sentem tão superiores aos demais que não se permitem errar ou serem desagradáveis.

Mesmo assim, continuo tentando me livrar das garras desse monstro das aparências. Algumas vezes consigo, ainda que seja sobre o efeito do álcool e momentâneamente. O problema é que logo depois da sensação de liberdade, vem o sentimento de culpa, me sinto terrivelmente mal por... ter me sentido livre! Deve ser mais uma herança maldita do puritanismo norte-americano, que nos fez crer que só se alcança a felicidade com muito sofrimento e trabalho (nem sei quantas vezes ouvi isso do meu pai...).
Mas eu não posso acreditar nisso.... Não quero acreditar nisso... Não quero e não vou!

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Lucius Annaeus Sêneca - filósofo latino, cerca de 4 a.C.-65 d.C.)

Nenhum comentário: