terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Apenas respire...

Pra que serve o orgulho? É um mecanismo de autodefesa ou é só arrogância? Até que ponto o orgulho nos permite, ou não, ir? Seríamos capazes de abdicar dele em nome de algo ou de alguém? E em que situações deveríamos dar ouvidos à ele?
De minha parte, nunca soube se meu orgulho era causado pela insegurança ou se era o contrário. Mas o fato é que o orgulho é um sentimento que geralmente não me ajuda muito em várias situações da vida...
Ontem conversava sobre isso com uma amiga (ainda mais orgulhosa do que eu) e percebemos o quanto o orgulho nos havia tirado oportunidades. Percebemos que todas as vezes em que abrimos mão desse sentimento de “eu não preciso me humilhar por isso” poderíamos não ganhar nada, tampouco perdíamos alguma coisa... Mas era essa ultima tentativa, esse golpe de misericórdia que abria os nossos olhos.
Então, abri mão do meu orgulho em nome de uma saudade e de uma culpa que me consumiam já a algum tempo... Eu realmente não esperava uma recepção calorosa depois do que eu fiz, e confesso que sofri por uns segundos com a indiferença. Mas tinha que falar, tinha que pedir desculpas e dizer que sentia saudades. Eu não conseguia disfarçar meu medo e minha expectativa sobre como seria tratada. E ao final, percebi que tudo voltaria ao normal, coisa que talvez jamais aconteceria se eu tivesse "deixado quieto".
Mas fiquemos atentos! Não vamos cair no exagero! Como diz o meu colega Dérsio, “é pra amar o próximo como a ti mesmo, e não amar mais que a ti mesmo.” Não vamos confundir o fato de deixarmos o orgulho de lado com o de nos deixarmos humilhar.

"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." (Nietzsche)

2 comentários:

Túlio disse...

ahhh.. o orgulho. acho que mais atrapalha do que ajuda viu.

Anônimo disse...

Eh... Pode ser...