segunda-feira, 14 de maio de 2007

más deseo, más me alejo...

Dizem que ser otimista é bom, e que até que tudo realmente dê errado, um otimista sofre menos... Dizem que otimismo é bom... Dizem que quem pensa positivo alcança tudo àquilo que deseja...
Eu, ainda assim, prefiro ser pessimista... Não, não é exatamente uma preferência, está mais para um meio de vida, eu acho... Quando se pensa que tudo vai acabar da pior forma possível, dificilmente se tem surpresas ruins...
O preço a ser pago é conviver com isso... com essa eterna sensação de que nada vai dar certo... de que não adianta ter esperanças... e que, ainda que tudo aponte para o contrário, ter de esperar um desfecho infeliz...
Às vezes meu pessimismo me derruba... como tem feito nestes últimos dias... são tantas capacidades minhas que estão sendo postas à prova (algumas que eu nem sei se tenho!)... e já estou ficando desanimada de tanto esperar o pior... de me preparar para as desgraças (mesmo que na verdade não esteja preparada)... de perder as esperanças... de não confiar em mim... de destruir as minhas expectativas...
Desculpem, mas é que hoje o pessimismo tomou conta de mim...


"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso." (Mário Quintana)

9 comentários:

Anônimo disse...

Não posso crer que alguém jovem, bonita , inteligente como você possa estar assim.

Num dia está vendo fantasmas em outro esse pessimismo absurdo.

Somente quem quer algo e se atreve a lutar por isto vai conseguir seus objetivos.

Agir é o melhor remédio para parar de alimentar seus fantasmas e suas preocupações em relação ao temor do fracasso.

Zeca

Maru disse...

TODAVIA NAO POSSO FALHAR PORTUGUES...

BESINHOS

Anônimo disse...

Zeca, hj só posso dizer q seu conselho me salvou... ah se salvou...
valeu!!!

Maru, estarei sempre disposta a ensinar português!

Anônimo disse...

Mocinha, meu comentário pode ter ajudado, fico feliz com isso, mas na verdade, tudo que você precisa já está em você.

Você não sabe mas também tem me ajudado muito.

Zeca

Anônimo disse...

OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA
As ostras são moluscos, praticamente indefesos, são animais mansos e seriam uma presa fácil dos predadores.
Para que isso não acontecesse a vida as ensinou a fazer casas, conchas duras, dentro das quais vivem.
Havia num fundo de mar uma colônia de ostras. Sabia-se que eram ostras felizes porque de dentro de suas conchas saía uma delicada e alegre melodia.
Havia, porém uma exceção, uma ostra solitária que fazia um solo solitário. Diferente ela cantava uma linda melodia, porém triste. As ostras felizes viviam a fazer críticas: -Essa aí tem mania de sofrimento...Ela não sai da sua depressão...
Mas não era depressão. Era dor. Pois um grão de areia havia entrado em sua concha e doía, doía, doía.
Ela não tinha jeito de se livrar dele, mas era possível livrar-se da dor. O seu corpo sabia que, bastava envolvê-lo com uma substância lisa, brilhante e redonda.
Assim, enquanto cantava o seu corpo fazia o seu trabalho.
Um dia passou por ali um pescador que lançou a sua rede e toda a colônia de ostras, inclusive a sofredora, foi pescada. O pescador levou-as para a sua casa e sua mulher fez uma deliciosa sopa de ostras.Quando degustavam a deliciosa sopa, o pescador encontrou dentro de uma delas algo duro, examinando melhor deu uma gargalhada de felicidade: havia encontrado uma pérola, uma linda pérola com a qual presenteou sua esposa e ela ficou muito feliz.
O pescador não sabia disso, mas apenas a ostra sofredora fizera uma pérola.
Ostra feliz só serve pra ser consumida, não produz pérolas.
Isso vale para as ostras e vale para nós. As pessoas que simplesmente se dedicam a gozar a vida e se imaginam felizes têm uma vida vazia, mas as pessoas que sofrem e lutam encarando as dificuldades, elas têm de produzir pérolas para poder viver.
Assim é a vida dos artistas, dos educadores, dos poetas.
Sofrimento que faz pérola não precisa ser sofrimento físico, na maioria das vezes são dores na alma.

(adaptado de Rubem Alves)

Zeca

Anônimo disse...

Zeca, você parece um filme da Disney! Sempre cheio de conselhos e lições!!!

Obrigada mais uma vez e espero te ajudar na medida do possível...

Anônimo disse...

Como assim filme da Disney? Posso considerar isso um elogio?

Zeca

Gabriela Gomes disse...

"Às vezes meu pessimismo me derruba... como tem feito nestes últimos dias... são tantas capacidades minhas que estão sendo postas à prova (algumas que eu nem sei se tenho!)... e já estou ficando desanimada de tanto esperar o pior... de me preparar para as desgraças (mesmo que na verdade não esteja preparada)... de perder as esperanças... de não confiar em mim... de destruir as minhas expectativas..."

EU poderia FACILMENTE ter escrito isso, pois é assim que tem sido. É assim que me sinto.

Infelizmente, nem o fato de ser pessimista evita com que me frustre, que aja a decepção.

credo!

besos besos!

Anônimo disse...

Zeca... te respondi na outra postagem... mas vamos de novo: sim, é um elogio!!!

Nefertari, as vezes tenho meus momentos deprê... meus amigos que o digam! acaba sempre sobrando pra eles e pro blog!
mas acho q tá passando... é tudo uma questão de como a gente vê as coisas...
mas ainda assim acho que ser pessimista é bom!