terça-feira, 3 de abril de 2007

lugar de mulher é...

Nunca fui muito adepta do feminismo... Isso porque penso que para termos os mesmos direitos dos homens, devemos também ter os mesmos deveres.

É muito fácil sair às ruas queimando sutiã e gritando como descontroladas (afinal, na arte do escandalo algumas de nós somos peritas). Queria ver essas mocinhas escandalosas sendo obrigadas à servir o exército no auge da sua mocidade! (eu iria, mas isso sempre foi um gosto meu, já é uma questão de opinião...)

Mas obviamente, isso não faz de mim uma machsita... Nem de longe!!!

Sou a única filha de três irmãos, a caçula, diga-se de passagem. Nunca fui muito mimada até porque ser uma moleca era quase um meio de vida pra mim...
Mas aí o tempo passou, eu cresci e o fato é que agora meus irmãos não são capazes de mover uma palha em nome do bem estar e da ordem da casa... e o resto da família é totalmente conivente com eles!

Não satisfeita com o que passa em casa, resolvi seguir uma das carreiras mais machistas... a engenharia. O preconceito já começa em casa, com os seus parentes te dizendo pra fazer pedagogia ou algum outro curso "de mulher", e segue no trabalho, onde sou a única mulher e de estagiária passei a ter funções de secretária... Lá minhas obrigações vão desde atender o telefone até arrumar a mesa do café nas reuniões...

Além, é claro, de continuar existindo repressão na escola, como o dia em que escutei que "lugar de mulher era em casa" de um aluno (que por sinal desistiu do curso) se falar das ofertas de estágio feitas pelos professores explicitamente direcionadas aos menininhos da sala...

E nem vou citar o fato de que mulheres bonitas (ou que vaidosas) têm total descredito frente as pessoas... Um decote, uma saia ou um batom mais ousado são sinônimos burrice para alguns homens e até mulheres (vale relembrar que exigir respeito é sempre bom, principalmente em ambientes masculinos... vamos adeixar as poposudas nos anúncios de oficinas mecânicas...)

Não acho que somos iguais aos homens... respeito as nossas diferenças e o papel de cada um na sociedade. Apenas penso que funções iguais merecem o mesmo respeito (e remuneração). É de conhecimento de todos que as mulheres são piores remuneradas que os homens, mesmo quando exercem as mesmas funções! E ainda tem aquela história de que temos que cuidar da casa, dos filhos...

Se a mulher não perdeu a feminilidade entrando en "nichos" tipicamente masculinos, por que o contrário deveria ser verdade?

5 comentários:

J.L.M. disse...

Sao Paolo
Sao Paolo
Sao Paolo
Sao Paolo

Túlio disse...

força aí! estoy de acuerdo!

Anônimo disse...

Viva as diferenças...do contrario o interesse de um pelo outro não seria tanto...

Mas, não podemos esquecer que vivemos numa sociedade machista...

onde até algumas mulheres acham normal certas atitudes machistas...

Na maioria das famílias quase sempre ocorre o que vc diz ocorrer na sua.

Normalmente até as mães acham normal permitir tudo aos filhos homens e reprimem exageradamente as meninas.

Todos querem ter um filho "pegador"... mas uma filha mais saidinha ou já ninguém fica muito feliz...

Se um jovem chegar em casa e contar que transou pela primeira vez provavelmente os pais vão fazer uma festa, mas se uma garota chegar em casa e disser o mesmo é bem capaz da casa cair...

Agora cá entre nós... estou cada vez mais impressionado com suas idéias...

Zeca

Anônimo disse...

Desculpe pela maneira como terminei o comentário...

Pode parecer que fiquei impressionado, pelo fato de uma mulher ter capacidade de demonstrar de forma tão clara, algumas idéias que com as quais acreditamos, mas mas nem sempre conseguimos expressar.

Foi só um descuido... uma recaída do velho machismo... que mesmo a gente lutando contra, às vezes ele escapa... foi sem querer...

Zeca

Anônimo disse...

Tudo bem... tá perdoado... :p