domingo, 15 de abril de 2007

geração coca-cola

Sinto falta de encontrar no rádio grandes bandas que tratem de assuntos políticos...

As bandas que tocaram alguma coisa interessante nos últimos tempos foram só os Titãs (que ultimamente vêm caindo na tentação de se tornar uma banda romãntica), e talvez em algumas poucas músicas, a Pitty. Existem milhões de bandinhas "emos" por aí que só falam de amores não correspondidos, de pé-na-bunda, etc, etc, etc... Será que dá mais ibope curar dor de corno do que tentar ser um pouco mais crítico?
Existem uma meia dúzia de bandas boas e que tem letras inteligentes, mas que são praticamente anônimas... E me dou conta de que se quero ouvir uma música que seja praticamente um hino, um chamado ao levante, ela deverá ter em média uns 20 anos...
Será que a fonte secou? Estamos tão egoístas a ponto de não nos importarmos com analisar o mundo e a forma como vivemos?

Está na hora de rever nossos conceitos sobre a dita "década perdida"...

14 comentários:

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

A fonte, ao meu ver, não secou, Patrícia, o que mudou - e eu comentava isso ontem no trabalho - é a abordagem das mídias.
A diferença entre uma música boa e uma música legal, é que a primeira fará sucesso "pra sempre" mas em proporções menores e a segunda fará estrondoso sucesso por um período curto.

Eu até nem gosto de Titãs (inclusive tenho um opinião bem dura quanto a eles) mas entendo perfeitamente o que queres dizer.

Acontece que o o contexto não é favorável para este tipo de abordagem.

E pra completar o círculo de "contras", fiz uma enquete no meu trabalho (um estúdio de áudio) e, das 10 pessoas entrevistadas, descobri que 5 tinham lido um livro inteiro na vida, 3, só a metade, 1 tinha lido uns 5 e só um tinha o costume da leitura.

Desculpe o posto longo e obrigado pelo mimo lá no meu blog :)

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

Bah, agora que vi!!! Que ironia, meu link abaixo do Casseta! auhahauhuahuahuahuahuahuahuahuhuahuahuauhauha

Meu sonho é encontrar com o Marcelo, sem seguranças, do Casseta e Planeta.

Vou te retribuir o mimo!

Abração

Anônimo disse...

Concordo com o Embusteiro, também acho que a fonte não secou ainda, mas nesse mercado de música existem muitos interêsses e quase tudo que toca nas rádios e tvs tem que estar de acordo com esses interesses, com raríssimas excessões.

Que saudades de Renato Russo, Cazuza, Elís, Cássia Eller ...

Acho até que isso tem a ver com educação depois de ler um texto de Rubem Alves chamado "Asas e Gaiolas"

De uma googlada que vc vai encontrar esse texto e depois vc diz se concorda.

Só não posso dizer que no meu tempo as coisas eram diferentes pra não entregar minha idade...

:Z

Anônimo disse...

Maurício: imagina! vc sabe que sempre que puder "eu vou estar visitando o seu blog e vou estar deixando um comentário lá"... hehe

Anônimo:pode deixar que "eu vou estar procurando e vou estar lendo" este livro que vc me indicou... :P

Nossa... esse negócio REALMENTE é uma doença!!!

Anônimo disse...

Não se trata de um livro e sim um texto de Rubem Alves e da forma que coloquei no comentario vc não vai encontrar.
O texto não é asas e gaiolas e sim gaiolas e asas (no google faz muita diferença)...

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros"

Anônimo disse...

Pensei que vc estivesse vacinada contra essa doença...rsrsrs
:Z

Anônimo disse...

vou estar facilitando pra vc
http://www.cuidardoser.com.br/gaiolas-e-asas.htm

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

Vocês me DÃO MEDO!

Muito nojenta a história do primeiro dia?

Anônimo disse...

Anônimo: Lindo texto, lindo!!! Valeu pela dica!

Maurício: Muito nojenta não, mas convenhamos, contada em 1ª pessoas e com um tipo com o seu nome?! Mera coincidência??? :p

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

O mundo é cheio destes acasos... vi diversos no meu gauderiar andejo pela vida afora... vamos mudar de assunto, Patrícia?

Anônimo disse...

Estava ouvindo rádio hoje e depois de ouvir essa música do Seu Jorge me lembrei da sua reclamação e resolvi mandar essa letra pra vc...

BRASIS
Composição: Seu jorge/Gabriel moura/Jovi joviniano

Tem um brasil que é próspero
Outro não muda
Um brasil que investe
Outro que suga
Um de sunga
Outro de gravata
Tem um que faz amor
E tem o outro que mata

Brasil do ouro, brasil da prata
Brasil do balacochê da mulata

Tem um brasil que é lindo
Outro que fede
O brasil que dá é igualzinho ao que pede
Pede paz, saúde, trabalho e dinheiro
Pede pelas crianças do país inteiro
Lararará

Tem um brasil que soca
Outro que apanha
Um brasil que saca
Outro que chuta
Perde, ganha
Sobe, desce
Vai à luta bate bola
Porém não vai à escola

Brasil de cobre, brasil de lata
É negro, é branco, é nissei
É verde, é índio peladão
É mameluco, é cafuso, é confusão
É negro, é branco, é nissei
É verde, é índio peladão
É mameluco, é cafuso, é confusão

Oh pindorama eu quero seu porto seguro
Suas palmeiras, suas feiras, seu café
Suas riquezas, praias, cachoeiras
Quero ver o seu povo de cabeça em pé

...ainda há esperança...
:Z

Anônimo disse...

Muito boa!!!
Era esse tipo de música que eu tava querendo ouvir!!!

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

Patrícia, tu gosta dessas músicas de protesto?

Aconselho 2 bandas:

OLHO SECO
ATAQUE (ou era ATTACK?) EPILÉTICO

Anônimo disse...

Vamos escutar e conferir...