quinta-feira, 26 de abril de 2007

A festa de Quiririm

“Quiririm surgiu como “vila” em 1869. Um pouco mais de um século mais tarde, em 1989, o Sr. João Aristodemo Canavezi Filho teve a iniciativa de comemorar o centenário da chegada de seus antepassados na colônia, dando origem à famosa e tradicional Festa de Quiririm, que, neste ano, registra sua 18ª edição. Rica em atrativos, a festa atrai a atenção de todo o Vale do Paraíba, oferecendo o melhor da culinária italiana e grandes atrações musicais de nível internacional, como os famosos cantores Mafalda Minozzi e Luciano Bruno.”

Esta é a notícia da 18ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm, que começa hoje. Sim, a festa que comemora a vinda dos italianos à nossa tão acolhedora (?) região.
Quiririm não é uma cidade nem é um bairro, é um distrito taubateano. Pode-se dizer que 80% das pessoas de lá são ítalo-descendentes (uma vez até passou na tv que os parentes do técnico da seleção italiana que ganhou a copa do ano passado, alguma coisa Lupi, tinha uns parentes aqui).
Mas provavelmente isto é o que você já sabia sobre Quiririm, a colônia italiana, a imigração e blá-blá-blá... Então vamos ao que você não sabe sobre a Festa de Quiririm...

  • Embora existam trocentas barracas de comidas típicas e os habituais restaurantes, você vai ter de chegar cedo (muuito cedo) pra conseguir um lugar ao sol (ou à sombra) para desfrutar da sua delícia italiana, que, diga-se de passagem, é mesmo uma delícia, mas é muito caro e é um pratinho miserável...
  • Já vou advertindo que tudo que se consome na festa é feito com uns 2 meses de antecedência, então não pense você que está comendo uma lasanha fresquinha, ela é sim caseira e tudo mais, mas...
  • Ainda no assunto gastronomia, o que mais vale a pena, principalmente no que diz respeito à relação custo-benefício é o pão com lingüiça... Altamente recomendado! (mas atenção mulheres fúteis de plantão, essas barracas têm o poder de defumar o seu cabelo em 30s)
  • Outra coisa que eu gosto bastante na festa são os vinhos baratos, e não estou nem falando daqueles de garrafinha, digo aqueles que vêm no copinho descartável mesmo... e lembram suco de uva... eu simplesmente adoro! (e vai super bem com o pãozinho...) .

  • Nunca, eu disse NUNCA se aventure pelos lados mais obscuros e distantes da festa, afinal, os banheiros químicos ficam ali próximos. Mas o pior não é nem isso, são os impacientes (ou seriam mal-educados?) que não conseguem esperar sua vez e... se aliviam por ali mesmo! Portanto, evite visões e odores desagradáveis, ande no centro da festa...

  • A festa se diz italiana, mas, como tudo por aqui – diga-se de passagem – já perdeu suas características há algum tempo. Tirando a comida, você se sente praticamente na avenida de Ubatuba. São barraquinhas hippies, de artesanato, das figureiras e até de doces alemães! Isso sem falar de feira de venda de móveis, filtros de água, tv à cabo, automóveis...

  • Você sempre vai cruzar com pseudo-italianinhas vestidas tipicamente e que dançam a tarantela e talz. Além, é claro, dos dois bonecões vestidos de italianos (o nono e a nona :D), que você pode abraçar e tirar foto a vontade! Também existe uma espécie de concurso de beleza (que até agora não consigo entender os critérios de julgamento) que escolhe o Rei e a Rainha da festa, além de outras beldades da colônia.

E por fim, fica a dica para o fim de semana dos que moram perto e a curiosidade para os que moram longe. E devo afirmar que a festa é sim muito boa! Mas é claro que sempre vai ter muita gente, sempre vai ser muito caro... Mas enfim, o que seria de nós sem ter do que reclamar? Afinal, a festa de Quiririm é o único evento capaz de movimentar esta pacata cidadezinha...

14 comentários:

Anônimo disse...

Interessante sua dica da festa italiana de Quiririm, eu também por falta de outras opções vou todos os anos... mesmo reclamando dos preços e este ano certamente não será diferente.

Não sou um estudioso da historia de Taubaté, mas procuro me inteirar das discussões políticas que aqui ocorrem.

Uma afirmação sua de que 80 % da população de Quiririm é de ítalo-descendentes posso afirmar que é discutível.

A grande maioria desconhece qual a área de abrangência do Distrito de Quiririm, inclusive eu.

Fazendo uma leitura rápida a respeito, descobri que desde o bairro do bomfim, até as divisas de Caçapava e Monteiro Lobato parecem fazer parte do distrito, portanto a população de Quiririm não é somente aquele pessoal da parte onde se localiza a festa, há necessidade de incluir o pessoal da Cecap I, II, III, mais os moradores dos bairro do Bonfim, Abaeté, Santa Tereza e talvez outros, incluindo assim, além dos imigrantes italianos, um grande número de migrantes de praticamente todas as regiões brasileiras.

Atualmente até ocorre uma certa disputa política quanto à "sub-prefeitura" de Quiririm que a muitos anos está nas mãos de uma família de imigrantes e muitos moradores do distrito afirmam que esse fato provoca um atraso no desenvolvimento da região.

Mas, agora é momento de festejar a chegada dos italianos à nossa acolhedora, sim, acolhedora região. Vamos deixar de lado essas questões políticas e aproveitar pra comemorar.

Domingo lá estarei pra comemorar mais uma vitória do São Caetano, que despachou os tricolores e agora vai com tudo pra cima do peixe.

Haja calabresa e vinho barato e dá-lhe Mafalda Minozzi.

;=) Z

Anônimo disse...

Que felizinho você hein!!!
Primeiro destrói as minhas informações suuuper úteis (aquele que nunca pegou informações erradas na net que atire a primeira pedra... :S)
Depois essa do São Caetano... francamente...

Anônimo disse...

Me perdoe... não era minha intenção desfazer de suas utilíssimas informações...
Não sei como sobrevivi tanto tempo sem elas...
Quanto ao título de Campeão Paulista de 2007, com certeza estará em boas mãos se ficar com o Azulão.
Justiça seja feita

bjs ;-)

:Z

Anônimo disse...

Você é corinthiano... (não, não é uma pergunta, é uma certeza)

bjs!

Anônimo disse...

Vc está totalmente enganada, não existe ninguém mais anticorintiano do que eu...

Dentre outras coisas estou hoje comemorando a volta do GUARANI para a primeira divisão do futebol paulista.

Lugar de onde nunca deveria ter sido tirado (por incompetência da diretoria anterior)

O verdadeiro melhor time do interior de SP

Anônimo disse...

Guarani?????

Não creio...

Anônimo disse...

Sou de Santos e estou indo conferir a festa, afinal, me parece que é o último dia... Obrigado pela dica!
Obs. vai dar Santos na final, quem viu o jogo sabe!

Anônimo disse...

Aproveite!!! Apesar de estar tudo caro e blá-blá-blá... vale a pena!!!

Deixei de assistir ao campeonato paulista... agora só me importo com a libertadores...

Frederico Ciola disse...

Nem sei como cheguei a sua página. Não sou muito de ler blogs... Com certeza a sua boa alfabetização 'prosseguiu' a minha leitura. Ah, a palavra psicótico ajudou também!

Fiquei impressionado ao ler o artigo e também as réplicas inteligentes, claramente dosadas com uma forte tecnicidade, sobre um evento que sempre me ofereceu a oportunidade de reclamar da cidade e, com sobriedade de espírito, encher a cara.

No fim das contas me senti velho em ter trinta e não beber tão bem como eu fazia aos vinte. No meu passado te beijaria italianamente.

Hoje te mando um beijo eletrônico,

Fred

Anônimo disse...

Epa... pintou um anônimo santista na área... agora preciso me identificar.

Pra ser campeão vai precisar jogar um pouquinho

:-)Zeca

Anônimo disse...

Hey! Bem vindo fred!!! =D

Até que pra uma menina da exatas eu escrvo razoavelmente bem, né! :p

AH! E o psicótico é só uma jogada de marketing...

Anônimo disse...

Aew a festa tava ótima, muito cheia é verdade mas gostei! Só não curti a fila dos doces, doce nenhum merece aquela fila.
Obrigado pela dica!

Como eu havia falado o Santos ganhou o campeonato...

Abraço!!!

Anônimo disse...

Encontrei o ponto "G"

A partir de agora eu só torço pra time que se iniciam com "G"

GUARANI, GUARATINGUETÁ....e GREMIO

Anônimo disse...

Sou pesquisador de temas relacionados ao Vale e conheço bem Quiririm.
Digamos que sem querer cai de paraquedas por aqui, mas já encontrei o rumo, antes li suas impressões sobre Quiririm.
A festa de San Genaro, maravilhosa, gravita em torno de tantos problemas levantados, quantos dedos estão em nossas mãos, no entanto é o nosso jeito europeu de ser, somos assim, essa é a nossa educação.
Temos pouco menos de 200 anos de história, de 50 anos para cá começamos a aprender o que é "democracia".
Nossos ancestrais europeus tem uma cultural com mais de 2 mil anos, visite a Calabria, ou algumas regiões do sul da França, sudeste da Espanha, é muito triste, mas serve de exemplo, pois são eles que nos vieram colonizar.
Meus amigos somos colonos ainda, e alguns de nos, senão a maioria escravos.