sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Até 2007...

Maré Vazante (Mackzero5)


Como no oceano dobrando, trazendo a série perfeita
O mar leva todas as coisas ruins,
Mas é só pra quem se sujeita... ou aceita
Um amor em cada porto, um alguém em cada canto
O coração é solto eu sei ninguém é santo...
Ou se sujeita...

Mas tem sempre alguém que domina
E te leva numa boa
Pode estar alí na esquina
Pode ser qualquer pessoa...
Mas tudo bem, tudo bem...

Corendo, correndo, correndo às vezes pra fugir de si mesmo
Ninguem se segura ninguem é perfeito, mas
Se eu conseguisse levar isso tudo a sério, sem mistério.
Eu poderia lhe deixar com um sorriso lindo
Te acordar e deixar sempre sorrindo
E voltar... e voltar

É como sempre no oceano dobrando,
Trazendo a série perfeita
O mar leva todas as coisas ruins
Mas é só pra quem se sujeita...

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006 - Parte 2

  • Julho
    O sonho acabou, o Brasil foi eliminado pela tão repudiada... França! Mas que deu gosto ver o Zizou cabeceando o Materazzi na final, ah, isso deu! E eu descobria que era completamente aficcionada por futebol! O que até então era "fogo de palha" pelo Brasil, se tornou um gosto! Depois que o Brasil foi eliminado, assisti todos os jogos que pude! Por aqui, na minha vidinha, as férias que tanto merecia, o frio que eu tanto adoro... não poderia estar melhor! Ou poderia?

  • Agosto
    Vedoim soltava a língua, dando nome a todos os sanguessugas e o congresso entrava em polvorosa com esse feito, assim, tão próximo das eleições! Houve quem renunciasse para não ser cassado e, os mais manjados, usufruíram da política do "deixa como tá pra ver como fica" e como sempre, acabou em pizza! Por aqui, a vida recomeçava, as aulas, a correria habitual. Começava também meu inferno astral (se é que isso significa alguma coisa, pois pra mim os 12 meses do ano são um inferno astral) Mas algo de bom aconteceu nesse mês. A bolsa de estudos finalmente chegou, e o melhor de tudo isso foi que agora eu finalmente tinha conquistado minha independência. Agora meu pai olhava pra mim com receio de me humilhar como estava acostumado. Pude economizar um pouco e estabeleci uma meta: juntar dinheiro pra viajar na minha primeira oportunidade de férias!

  • Setembro
    Enquanto Plutão deixava de ser um planeta, na terrinha tupiniquim não havia outro assunto se não as eleições. Umas eleições de me#%a pra ser sincera. Sem graça, sem propostas, uma campanha totalmente midiática. Por aí se vê que quem quer que fosse o vencedor não estaríamos muito longe do que estamos agora. Mas eu, no meu egoísmo exacerbado estava mais preocupada com meus 20 aninhos. Sim, agora deixei de ser uma adolescente, só não deixei de agir como tal. Mas vamos com uma coisa de cada vez! E em setembro tive uma espécie de "revelação". Percebi que, pela primeira vez desde o começo do ano, estava apaixonada...

  • Outubro
    O maior acidente da aviação brasileira. Mais de 150 mortos. E pensar que era só o começo de uma novela sem fim... Mas por aqui tudo seguia tranquilamente, e eu entrava na era dos blogs no fim do mês. Neste mês assumi muitas coisas a meu respeito, por exemplo, aprendi a lidar com o fato de que eu não gosto das pessoas que trabalham comigo (salvas algumas exceções). Não existe nenhuma explicação razoável pra isso, mas é que simplesmente não dava mais pra ficar me forçando a pensar o contrário. Ah! E em outubro decidi o rumo da minha viagem de férias de algum dia: Buenos Aires, Argentina!

  • Novembro
    Lula é reeleito presidente. Eu já reclamei bastante sobre isso, mas vou esperar quatro anos só pra dizer as deliciosas 2 palavrinhas "eu avisei"! Em Novembro tento retomar a minha vidinha, entrando no clima das férias, mas de olho nas provas de fim de ano. Confesso que realxei um pouco com relação aos outros bimestres, mas tive minha lição depois de quase pegar exame final e ter à vista possibilidade de perder a bolsa. Esse foi o mês em que eu tentei tapear meu coração... e, bem, deu no que deu!

  • Dezembro
    Chávez é reeleito na Venezuela. A América Latina está ficando cada vez mais perigosa! Por sorte Pinochet morreu e o Fidel tá a meio caminho... (eu até gosto do Fidel por sua persistência e ideologia, mas convenhamos, ele não deixa de ser um ditador) Na minha vida o perigo também se mostra eminente! Passei de ano na faculdade por uma margem de um décimo! E uma ajudinha inestimável do respectivo professor. Começo todo o processo burocrático que é tirar uma habilitação e ainda estou nos primeiros passos. Tenho meu primeiro relacionamento "sério" do ano! Mas não era exatamente como eu queria e... descobri que não se pode (e nem se deve) manipular as pessoas quando se está apaixonada por outro. Dezembro ainda não acabou, mas já estamos praticamente aos 44 do segundo tempo. Então, qualquer coisa que acontecer daqui pra frente será contabilizada somente no ano que vem!

E que venha 2007!!!


"Vale a pena viver - nem que seja para dizer que não vale a pena..." (Mário Quintana)

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006 - Parte 1

  • Janeiro
    Enquanto Evo Morales tomava posse na Bolívia, por aqui andava tudo meio sem-graça. Eu estava sem férias, sozinha em casa. Mas esse tempo me serviu para refletir bastante nas coisas que eu queria durante o ano. E, principalmente, serviu para sair bastante com os amigos sem hora pra sair ou chegar! Em janeiro tomei meu primeiro porre (essas coisas a gente não esquece...)

  • Fevereiro
    Mês do Carnaval! Tudo ótimo exceto que... eu não gosto do Carnaval (é mais uma daquelas festas com a qual eu me frustrei tanto que já nem gosto mais). Enquanto os tiozões dos Rolling Stones mostravam que idade não é antônimo de vitalidade em um show épico em Copacabana, pra mim era o mês de volta às aulas. Mês de ter medo dos professores, de voltar aos eixos de menina certinha, estudiosa, mês de acertos de horários, de adaptação a vida de correria... Digamos de um mês de volta à rotina.

  • Março
    Este mês, particularmente, não será tão facilmente esquecido. MV Bill chocava a sociedade com o lançamento do documentário "Falcão - Meninos do Tráfico". E eu tive minha primeira (e única, diga-se de passagem) crise depressiva, e sei lá por que cargas d'água isso aconteceu! Poderia ter sido qualquer coisa, visto que eu tenho o dom de transformar pulga em elefante. Por sorte tinha grandes amigos (no trabalho, principalmente) que me ajudaram, e me entenderam até melhor que minha família. E, no fim do mês, já estava tudo bem.

  • Abril
    Mês da Páscoa! E eu comecei a tocar meu baixo cada vez mais frequentemente, apesar de ainda dar uns balões espetaculares nos meus amigos de vez em quando. Aprendi a ser grata pela tolerância deles. E, no fim do mês, pedi demissão do melhor emprego que já tive. Pela primeira vez na minha vida, o que eu queria era o que todos queriam.
    Nessa mesma época, o ex governador carioca, Anthony Garotinho fazia greve de fome por que se sentia perseguido. Por favor! (imagino o que um caboclo do sertão nordestino, que tem que dar sopa de cacto aos seus filhos pensaria disso...)

  • Maio
    O PCC mostrava a cara e o seu poderio em ataques surreais. Por aqui só se ouvia falar em ataques, bombas, tiroteios... Os policiais andavam com os seus "trabucões" pendurados na janela, assustados. Andar pelas ruas depois das dez era algo inimaginável! São Paulo era a Bagdá do ocidente!Mas enquanto o mundo paulista ruía, eu começava o trabalho novo. Ganhava bolsa de estudos. E pra completar, as primeiras provas do ano chegaram. Eu simplesmente enlouqueci! A pressão do medo de perder a bolsa e meu nervosismo me fizeram começar o ano com algumas notas horríveis, que me deixaram um tanto abalada, me sentindo uma fracassada. Tomei meu primeiro porre de desgosto num desses dias. No novo emprego, sentia grandes esperanças e um futuro promissor no meu primeiro estágio de engenharia. Mas a solidão doía. Era o primeiro empergo em que eu passava tanto tempo sozinha e avulsa. Na escola, uma das minhas melhores amigas tranca a matrícula para mudar de estado. E eu me dei conta que estava sozinha...

  • Junho
    Mês de frio, o que eu simplesmente adoro! No trabalho, começo a perceber que não gosto muito das pessoas que trabalham comigo, mas penso que é passageiro. Em junho meu chefe tira férias e eu volto aos braços da maravilhosa internet banda larga, se bem que com algumas restrições. Ainda nesse mês, abro minha conta no MSN (um pouco tarde?! nããão...). E, assim como foi com o orkut, uma nova febre toma conta de mim! E então eu voltei a buscar meus amigos, e percebi que não estava assim tão sozinha quanto pensava... Os jogos da copa e o até então sucesso brasileiro também serviram pra animar bastante o mês de São João e São Pedro!

* e não perca a continuação amanhã!


"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente..."(Mário Quintana)

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Então é Natal...

Algumas considerações (e observações) acerca do Natal:

  • Devia ter comido menos... na ceia, no almoço de Natal, enfim...
  • Natal perfeito é quando a casa tá cheia de gente feliz, sejam parentes, vizinhos, intrusos...
  • Natal bom é quando gente sai na rua depois da ceia pra beber todas e cumprimentar os amigos;
  • Natal ruim é quando você gasta uma fortuna pra ir na maior casa noturna da região e está uma porcaria... (e só os seus amigos estão achando o máximo, ou apenas fazendo valer o convite, vai saber né);
  • Por mais que eu já esteja "crescidinha" e tal, sempre fico meio triste ao ver que todos ganham presentes dos pais, menos eu.
  • Pagode e músicas populares são sempre bem-vindas no Natal!
  • No próximo Natal, vou ficar em casa (nem que todo mundo esteja dormindo).

"Somos mais infelizes na infelicidade do que felizes na felicidade." (Armand Salacrou)

domingo, 24 de dezembro de 2006

Coincidência

Hoje, depois que tomei banho, estava passando meu creme da Natura, que eu tanho já a algum tempo, e reparei que na sua embalagem tem uma mensagem que eu nunca havia lido. Logo eu, tão observadora... Mas enfim, a mensagem era:

"olhar pra frente e ver novos horizontes"

Coincidência? Há quem diga que nada é coincidência!

"Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios desejos é que te configuram a vida." (Emmanuel)

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

mesmice

E agora voltou a mesmice de sempre...
Depois de algumas semanas de tantas coisas acontecendo, tudo voltou ao normal (e eu sei que foi opção minha). Agora só me resta aquele sabor insosso de sempre...
Não sei se é o Natal, se sou eu ou se é a vida...

Mas ainda assim vou continuar buscando. Seja uma razão, um amor, um objeto. Qualquer motivo para seguir em frente é válido...

"Eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura." (Fernando Pessoa)

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Brasil, mostra a sua cara!

"Só o olho vivo e o grito forte do país impedem novos desmandos no Congresso."

"Depende da população, da organização das entidades e do sentido permanente de que a reação cívica pode sim ter boas consequências e evitar que se repita o roteiro de sempre: os desmandos ocorrem, os escândalos estouram, a indignação eclode, dá-se um jeito mais ou menos, logo tudo fica devidamente esquecido e volta a valer o que a antiga, e malsã, musa cantava ao molde de embalar a dança dos maus intencionados.
É denominação leve para quem comete o crime de lesa-representação tentado pelas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado na quinta-feira passada, que seria concretizado não fossem os recursos à Justiça apresentados por parlamentares sustentados pela reação dos mais variados setores e pessoas da sociedade.
Lamentavelmente, entre estes não estavam os partidos de oposição nem aquelas personalidades que durante a campanha eleitoral invocaram o direito de corroborar sujeiras sob a alegação de que sujo é o exercício da política em si.
Mesmo sem eles, houve o alvissaleiro ensaio da retomada de movimentação cívica, a verdadeira coalização que impulsiona e cria obstáculos e retrocessos.
É claro que não se tratou de uma reação à altura das barbaridades perpetradas no País uma após a outra. Muito menos será esse ainda incipiente despertar que vai levar figuras públicas, parlamentares ou não, a agirem de maneira condizente à delegação recebida nas urnas.
Mas é inquestionavelmente uma demonstração de que o Brasil não está totalmente rendido à malandragem nem disposto a aceitar qualquer tipo de indecência. É, portanto, prova de que a reação adianta, o que não se pode é desistir.
A partir de agora é preciso muita perseverança, capacidade de resistência, recuperação do sentimento de confiança, renúncia ao cinismo conformista travestido de engajamento, olho vivo e, sobretudo, grito forte, para impedir que suas excelências usem o tempo como arma de desmoralização da cidadania."
(Dora Kramer, jornal "O Estado de São Paulo")

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

My Dear Diary

Things that I have that to make today:

  • To raise of the bed;
  • To survive;
  • To come back toward the bed.


"Eu estou a dois quartos e um coração de distância

E eu não quero esquecer como sua voz soa

Essas palavras são tudo o que eu tenho, então eu as escrevo

Então você precisa delas para ser bem sucedido."



(Fall Out Boys - Dance, Dance)

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Nada Sei - Kid Abelha

Nada sei dessa vida
Vivo sem saber
Nunca soube, nada saberei
Sigo sem saber

Que lugar me pertence,
Que eu possa abandonar?
Que lugar me contém,
Que possa me parar?

Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando enquanto o tempo me deixar

Nada sei desse mar
Nado sem saber
De seus peixes, suas perdas
De seu não respirar

Nesse mar
Os segundos insistem em naufragar
Esse mar me seduz
Mas é só pra me afogar

Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando enquanto o tempo me deixar
Vou errando enquanto o tempo me deixar passar.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

conto-de-fadas pós-moderno

E ela ficou em casa pra ver se o telefone tocava como ele havia prometido. Ela não acreditava, mas esperava... No dia anterior ela também estava descrente, mas ele a surpreendeu.

Ela estava agitadíssima. A casa parceia minúscula, e ela andava para todos os lados. Impaciente e já esperando a decepção que viria caso o telefone não tocasse.
Ligou o rádio. Numa hora dessas só a música poderia extravasar toda aquela ansiedade. Mas não adiantou. Pegou o celular, só pra ver que horas eram, ou talvez só para ter algo em suas mãos inquietas. Havia uma mensagem. Seria dele? Era. Era ele dizendo que não conseguia ligar. Ela se sentia impotente, frustrada, incapaz... Ela não podia ligar pra ele de sua casa, e nem sair e se arriscar a deixar o telefone! Tentou responder a mensagem, duvidando de que ela chegasse até ele. Mas ela chegou!
O telefone toca, mas o rádio está alto, e por um instante ela duvida que seja real. Ela desliga o rádio. O telefone toca outra vez. Ela respira e pensa "não deve ser ele". Mesmo assim ela atende. Ela diz "pronto" e do outro lado não obtém resposta, passam um, dois, três segundos, e enfim ele responde! Agora ele se tornou real.
Ela está tremendo, rindo como uma louca. Seu coração bate tão forte que parece que a casa toda está tremendo junto com ele. Seus pensamentos não se organizam e ela não consegue dizer nada do que tinha ensaiado dizer. Tudo o que ela quer é que aquele momento não acabe nunca. Escutar a voz dele, escutar como ele fala dela... Ela está encantada! Eles conversam sobre assuntos tolos. Ela queria perguntar tanta coisa pra ele, mas fica repetindo as mesmas perguntas sem nexo. Ele a faz sentir-se especial e interessante. E ela já não tem medo de deixar ele saber o quanto ela gosta dele.
Ela aperta a mão contra o peito, como que numa tentativa de slavar seu coração... de salvá-lo de ir com ele quando a ligação acabar. Mas já é tarde. Ela já perdeu o controle da situação. E eles se despedem com a promessa de que aquela ligação seria a primeira de uma série de muitas...
E ela agora tem certeza: nada mais será como antes...

"A ausência diminui as pequenas paixões e aumenta as grandes, da mesma forma que o vento apaga a vela e atiça a fogueira." (François de La Rochefoucault)

domingo, 17 de dezembro de 2006

do que poderia ter sido

"Perdi uma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna, que até então me impossibilitava de andar, mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que eu nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar."

(Clarice Lispector)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Nós merecemos

"Durante mais de um mês, nossos representantes no Congresso ficaram discutindo se o trabalhador merecia ou não ganhar R$ 8,00 além da proposta do governo, que queria um mínimo de R$ 367,00 contra os R$ 375,00 aprovados.

Pois muito bem. Para aumentar os salários dos Srs. Congressistas, o debate não precisou ser tão longo. Um simples telefonema entre os dois candidatos à reeleição - Aldo Rebelo, na Câmara, e Renan Calheiros, no Senado - foi o suficiente para DOBRAR os salários de todos.
O mínimo não pode ser aumentado pelo efeito cascata que provoca, principalmente na Previdência, onde os aposentados insistem em morrer cada dia mais velhos. Já o efeito casacta dos salários do Congresso, nas Assembléias e Câmaras Municipais ninguém discute. Nós merecemos."

(Dacio Malta, Jornal "O Dia"-RJ)

* O novo salário dos congressistas (R$ 24.500,00) é aproximadamente 65 vezes maior que o salário mínimo aprovado para 2007 (R$ 375,00) e cerca de 23 vezes maior que a média salarial do brasileiro (R$ 1.046,50). Aí eu pergunto: depois de tudo isso, ainda é preciso postar mais alguma coisa?!

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

papo-cabeça

Preste atenção:
Você, veja bem...
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!
Uma coisa é a Maria Bethânia e outra coisa é a Marinha Britânica!
São duas coisas diferentes! São parecidas, mas são diferentes!
E assim é a vida...

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector)

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Desabafo

Nada me prende a nada.
Quero cinqüenta coisas ao mesmo tempo.
Anseio com uma angústia de fome de carne
O que não sei que seja -
Definidamente pelo indefinido...
Durmo irrequieto, e vivo num sonhar irrequieto
De quem dorme irrequieto, metade a sonhar.

Fecharam-me todas as portas abstratas e necessárias.
Correram cortinas de todas as hipóteses que eu poderia ver da rua.
Não há na travessa achada o número da porta que me deram.

Acordei para a mesma vida para que tinha adormecido.
Até os meus exércitos sonhados sofreram derrota.
Até os meus sonhos se sentiram falsos ao serem sonhados.
Até a vida só desejada me farta - até essa vida...

Compreendo a intervalos desconexos;
Escrevo por lapsos de cansaço;
E um tédio que é até do tédio arroja-me à praia.
Não sei que destino ou futuro compete à minha angústia sem leme;
Não sei que ilhas do sul impossível aguardam-me naufrago;
ou que palmares de literatura me darão ao menos um verso.

Não, não sei isto, nem outra coisa, nem coisa nenhuma...
E, no fundo do meu espírito, onde sonho o que sonhei,
Nos campos últimos da alma, onde memoro sem causa
(E o passado é uma névoa natural de lágrimas falsas),
Nas estradas e atalhos das florestas longínquas
Onde supus o meu ser,
Fogem desmantelados, últimos restos
Da ilusão final,
Os meus exércitos sonhados, derrotados sem ter sido,
As minhas cortes por existir, esfaceladas em Deus.

(Fernando Pessoa, "Álvaro de Campos" - Lisbon Revisited)

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Apenas respire...

Pra que serve o orgulho? É um mecanismo de autodefesa ou é só arrogância? Até que ponto o orgulho nos permite, ou não, ir? Seríamos capazes de abdicar dele em nome de algo ou de alguém? E em que situações deveríamos dar ouvidos à ele?
De minha parte, nunca soube se meu orgulho era causado pela insegurança ou se era o contrário. Mas o fato é que o orgulho é um sentimento que geralmente não me ajuda muito em várias situações da vida...
Ontem conversava sobre isso com uma amiga (ainda mais orgulhosa do que eu) e percebemos o quanto o orgulho nos havia tirado oportunidades. Percebemos que todas as vezes em que abrimos mão desse sentimento de “eu não preciso me humilhar por isso” poderíamos não ganhar nada, tampouco perdíamos alguma coisa... Mas era essa ultima tentativa, esse golpe de misericórdia que abria os nossos olhos.
Então, abri mão do meu orgulho em nome de uma saudade e de uma culpa que me consumiam já a algum tempo... Eu realmente não esperava uma recepção calorosa depois do que eu fiz, e confesso que sofri por uns segundos com a indiferença. Mas tinha que falar, tinha que pedir desculpas e dizer que sentia saudades. Eu não conseguia disfarçar meu medo e minha expectativa sobre como seria tratada. E ao final, percebi que tudo voltaria ao normal, coisa que talvez jamais aconteceria se eu tivesse "deixado quieto".
Mas fiquemos atentos! Não vamos cair no exagero! Como diz o meu colega Dérsio, “é pra amar o próximo como a ti mesmo, e não amar mais que a ti mesmo.” Não vamos confundir o fato de deixarmos o orgulho de lado com o de nos deixarmos humilhar.

"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." (Nietzsche)

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

A ordem da segurança

Tenho sentido muito medo do futuro... Sabe quando as coisas caminham pra algo bom, mas que não é exatamente o que se quer? Assim eu tenho me sentido ultimamente... Essa mudança de rotina, de comportamento, sempre me assustou! E eu me conheço suficientemente bem pra saber que fugir das mudanças é algo imperativo nessas situações, mas não posso fugir das coisas que me fazem bem! Já fugi minha vida toda, e agora eu não posso mais, agora eu não quero mais!

Mas o fato é que se as coisas forem rápido demais, eu vou fugir! Tenho que ir assimilando isso aos poucos. Senão vai surgir aquela convicção de que eu estou no lugar errado e que não preciso mais disso... Uma convicção e um orgulho que nada mais são do que medo de aceitar as mudanças que acontecem. E eu não quero desistir porque sei que meu medo existirá só nesse período de transição, de aceitar uma nova rotina, de aceitar um novo jeito de me ver... e é porque isso tudo é muito estranho!
Acho que isso faz parte da minha insegurança, já me acostumei com uma vidinha "meia-boca... Então, por quê me arriscar a ter algo bom? Por quê? Porque esse algo bom, na verdade, poderia ser algo ruim disfarçado?

Por isso, e pra não me perder de quem realmente sou, começo desesperadamente a tentar reviver o passado, como se ele me autoafirmasse, como se ele me fizesse ter certeza de que eu ainda sou eu, e não aquela outra pessoa na qual acho que estou me tornando e de quem tenho tanto medo! Então eu me saboto, conspiro contra esse novo eu! Tudo em nome do bem-estar, da rotina e da segurança... Mas, qual será o preço a ser pago por isso?

"A vida é maravihosa quando não se tem medo dela." (Charles Chaplin)

domingo, 10 de dezembro de 2006

Domingo - Titãs


Não sei o que fazer
Não sei o que fazer
Eu saio por aí
Sem ter aonde ir
Não é sete de setembro
Nem dia de finados
Não é sexta-feira santa
Nem um outro feriado
E antes que eu esqueça aonde estou
Antes que eu esqueça aonde estou
aonde estou com a cabeça?
Tudo está fechado
Tudo está fechado
Domingo é sempre assim
E quem não está acostumado?
É dia de descanso
Nem precisava tanto
É dia de descanso
Programa Silvio Santos
E antes que eu confunda o domingo
Antes que eu confunda o domingo
O domingo com a segunda
Domingo eu quero ver o domingo passar
Domingo eu quero ver o domingo acabar
Tudo está fechado
Tudo está fechado
Domingo é sempre assim
E quem nao está acostumado
É dia de descanso
Nem precisava tanto
É dia de descanso
Programa Silvio Santos
Domingo eu quero ver o domingo passar
Domingo eu quero ver o domingo passar
Domingo eu quero ver o domingo passar
Até o proximo, até o proximo, até o proximo domingo!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

We are the champions, my friend!

...No time to lose now, 'cause we are the champions... of the world!!!...

Sim! Eu passei de ano!!! 4º ano, aqui vou eu!!!
Apesar de toda essa felicidade, tenho consciência de que fui ajudada (e muito) pelo professor. Mas quem se importa, e além do mais, ele não me ajudaria se não soubesse que sou capaz!!!

Mas, sem desculpas esfarrapadas, o importante é que, no fim, deu tudo certo!!!
(Esse posto faz uma menção honrosa ao Prof. Ângelo Urias: nunca tive tanta admiração por um professor como por ele! Não tenho mais dúvidas quanto a convidá-lo para ser meu orientador no TCC)

"Os milagres existem para aqueles que tem fé." (W.Gurney Benham)

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

O "Dia D"

Sempre gostei das quintas-feiras. Não que haja uma coisa cabalística com esse dia, apenas tenho profunda simpatia por ele. E, coincidentemente ou não, as últimas quintas-feiras têm sido dias bem interessantes para mim, e quando digo “interessantes”, não quero dizer que são somente coisas boas (ou coisas ruins) que acontecem, mas eventos de toda espécie parecem escolher esse dia para sucederem. Como por exemplo, sabe aquele pressentimento que você tem o dia todo a respeito de qualquer coisa, então, ele se confirma, mas só se for numa quinta-feira!

E hoje, obviamente, não poderia ser diferente! É que esse blog está mais para um blog do “ontem” do que do “hoje”, então, as reminiscências dessa quinta-feira, só serão relatadas na sexta. Mas pelo que escreverei hoje já se pode ter uma prévia dos resultados que virão amanhã.

Hoje, terei a última vista de prova realmente importante. Se passar, férias, Feliz Natal e até o 4º ano... Se não, vou ter que fazer exame final, terei prova às vésperas do Natal, irei adiar as minhas aulas na auto-escola para só Deus sabe quando, etc, etc, etc... Isso porque eu estou contando com o fato de que vou passar no exame, porque ainda existe a possibilidade de eu reprovar e perder a bolsa de estudos! E caso isso ocorra (e nisso eu não quero nem pensar!), então é adeus à engenharia...

Estou angustiada, ansiosa, completamente perdida, morrendo de medo da nota que verei hoje... Até sonhei com ela essa noite! (No meu sonho, pelo menos, eu conseguia nota pra passar direto. Seria um presságio?) E isso sem falar em outros milhões de medos que têm me atormentado ultimamente!
E, assim (enlouquecendo), aguardo o meu “Dia D” na faculdade, que (coincidentemente ou não) é justamente numa quinta-feira, o dia em que “tudo pode acontecer”...

"A razão da eterna evolução do universo é que todas as coisas se movimentam em perfeita ordem." (M. Okada)

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

O homem da sua vida

Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você... A idade vai chegando e, com o passar do tempo, nossas prioridades na vida vão mudando... a vida profissional, a monografia de final de curso, as contas a pagar. Mas uma coisa parece estar sempre presente... a busca pela felicidade com o amor da sua vida. Desde pequenas ficamos nos perguntando "quando será que vai chegar?" E a cada nova paquera, vez ou outra nos pegamos na dúvida "será que é ele?". Como diz o meu pai: "nessa idade tudo é definitivo", pelo menos a gente achava que era. Cada namorado era o novo homem da sua vida. Faziam planos, escolhiam o nome dos filhos, o lugar da lua-de-mel e, de repente... PLAFT! Como num passe de mágica ele desaparecia, fazendo criar mais expectativas a respeito "do próximo".
Você percebe que cair na guerra quando se termina um namoro é muito natural, mas que já não dura mais de três meses. Agora, você procura melhor e começa a ser mais seletiva. Procura um cara formado, trabalhador, bem resolvido, inteligente, com aquele papo que a deixa sentada no bar o resto da noite. Você procura por alguém que cuide de você quando está doente, que não reclame em trocar aquele churrasco dos amigos pelo aniversário da sua avó, que jogue "imagem e ação" e se divirta como uma criança, que sorria de felicidade quando te olha, mesmo quando está de short, camiseta e chinelo. A liberdade, ficar sem compromisso, sair sem dar satisfação já não tem o mesmo valor que tinha antes. A gente inventa um monte de desculpas esfarrapadas mas continuamos com a procura incessante por uma pessoa legal, que nos complete e vice-versa. Enquanto tivermos maquiagem e perfume, vamos à luta...e haja dinheiro para manter a presença em todos os eventos da cidade: churrasco, festinhas, boates na quinta-feira. Sem falar na diversidade que vai do Forró ao Beatles. Mas o melhor dessa parte é se divertir com as amigas, rir até doer a barriga, fazer aqueles passinhos bregas de antigamente e curtir o som... olhar para o teto, cantar bem alto aquela música que você adora. Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquele cara que você ama (ou acha que ama), e que não quer nada com você, definitivamente não é o homem da sua vida. Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você....
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
(Mário Quintana)

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Parabéns Taubaté!

Ontem estava vendo na tv notícias sobre as inundações em São Paulo. Foi inevitável agradecer por não morar lá! A verdade é que eu agradeço por isso constantemente... quando não fico mais que 30 minutos esperando o ônibus (ou dentro dele), quando ando sozinha pela rua à noite, quando saio despreocupada com minha bolsa pelo centro da cidade...

Obviamente, morar numa cidade de médio porte como a minha têm seus malefícios, por exemplo, a demora com que os filmes chegam ao cinema, só ter um shopping center, a falta de lugares para ir e a medíocridade de algumas pessoas daqui são coisas que realmente me irritam!

E é por isso que, pra mim, a melhor definição dessa cidade é afirmar que Taubaté é uma cidade desenvolvida, mas ainda há nela uma essência de cidade pequena. E de fato há mesmo... porque aqui sobrenomes e famílias ainda têm muita influência, é como se o coronelismo dos barões do café de outrora nunca tivesse acabado, realmente, bizarro!

A verdade é que parece que a cidade em si é tão contraditória quanto seus habitantes. Quando ando pelas ruas do centro e da Santa Terezinha, me sinto em 1930, vendo aquelas casas antigas, as senhorinhas fofoqueiras nos portões... surreal! Quem passa pela cidade através da Via Dutra pensa que se trata de uma cidade totalmente industrial. O que não é de todo errado, visto que se alguém saísse perguntando por aí, acho que cerca de 70% da população se diria "metalúrgica", devido à alta concentração de indústrias por aqui. Quem chega ao distrito de Quiririm, então, com todas aquelas cantinas de comida italiana, se sentiria em uma "Itália tupiqniquim"... Mas não se engane, aquele lugar também é um reduto no qual os sobrenomes fazem a lei! E por fim, temos todo o resto da cidade, que também engloba o meu bairro - que alías, é muito interessante. Afinal, quantas pessoas podem dizer que moram em um bairro que pertence a duas cidades? Que o seu vizinho paga IPTU pra uma cidade diferente da sua? Que o lixeiro que passa na sua rua não passa no quarteirão do lado e que pra ligar pra sua amiga que mora duas ruas depois da sua, tem-se que fazer um interurbano? Eu acho tudo isso sensacional!

Além de tantas curiosidades, ainda existem três mistérios sobre essa cidade que eu acho que nunca serão desvendados. Por quê tanto orgulho e homenagens para Monteiro Lobato, se ele desprezou a cidade? E, se tratando de uma cidade com 2 faculdades e tal, por que nenhum bar ou casa noturna (são raras as exceções) vingam nessa cidade? E por que só aqui se fala o "t" e o "d" diferente? Palavras como "bonitinho" e "dia" já são atrações culturais!

E assim vivo nessa cidade pequena, com 300 mil habitantes, que se conhecem pelo nome e que se odeiam por seus sobrenomes. Uma cidade linda, única, curiosa e contraditória que hoje completa 361 anos. E pra provar o quanto eu gosto daqui, posto um pedacinho do Hino de Taubaté (cujo autor, aliás, mora uma rua atrás da minha).

"Taubaté das Bandeiras - que ousaram
desbravar ínvias selvas, com glória.
Taubaté, cujos filhos não param,
sempre em marcha nas asas da História.
Taubaté das Moções, na erradia
epopéia por rios e lapas,
qual titã a fazer Geografia,
implantando fronteiras nos mapas!"

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Caminho Tortuoso


Qual o limite de coisas que podemos recusar em nome das nossas metas?
Devemos persegui-las a qualquer custo, olhando somente na direção delas, sem permitir que qualquer contratempo nos desvie dessa linha reta que nos leva até a realização dos nossos desejos? Sairíamos dessa linha se desfrutássemos a vida enquanto não chega a hora de nossas metas se concretizarem? Isso as deixariam mais distantes ou não ateraria nada?
Enfim, como devemos viver enquanto nossas metas não se concretizam?
Eu, honestamente, não sei. Mas esse fim-de-semana resolvi "sair da linha reta" que me levava aos meus sonhos, só por um pouquinho. Não sei se estou mais perto ou mais distante do que eu quero, não sei se sair da linha muda essa distância...

Talvez eu mude de idéia, não sei. Mas acho que o caminho que a gente toma não importa. A linha de chegada estará sempre lá, esperando por nós! Se continuarmos, sempre, acho que encontraremos o que tanto queremos...


"A felicidade não é uma estação a qual chegaremos, mas sim uma forma de viajar." (Margaret Lee Reenbeck)

sábado, 2 de dezembro de 2006

Acabou! (?)


O relógio marca: Se eu não ficar de exame, estou de férias!!!

Última Lição (ou penúltima?): As vezes descubro que sei coisas que nem imaginava, e outras vezes descubro que não consigo enxergar o que está diante dos meus olhos!

"Digno de admiração é aquele que tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente." (Carlos Fox)

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Mundo Virtual

A internet realmente é um achado do mundo moderno, sem ela seríamos apenas Homo-sapiens isolados cada qual em sua "ilha"... Será? Com o advento da internet é tudo muito fácil, rápido e prático. Se tenho alguma dúvida, alguma curiosidade, existe um "deus" chamado Google capaz de respondê-las com uma velocidade louvável!


Quanto ao messenger, orkut e adjacências, sem comentários... Poder falar com aquela sua amiga de intercâmbio que mora na Alemanha, conhecer pessoas de Portugal, do Sudão, da Irlanda, da Espanha e até da Argentina nos dá uma outra visão do mundo. Não aquela limitada pelo que vemos na tv, mas outra, na qual se percebe que as pessoas são iguais, somente os costumes são diferentes (e algumas vezes, bizarros).

Nesse ambiente de conversas frias e a longa distância, de presenças surreais através de fones de ouvido e de web cams, será que poderíamos encontrar alguém especial? Sem nunca termos visto uma pessoa, seríamos capazes de nos apaixonar? As adversidades são muitas, temos os problemas de conexão, ainda mais acentuados em se tratando de conexão discada, também temos a lentidão do computador e outras "sabotagens" do tipo. Nesse clima de incertezas, é inevitável que se perca o sono com aquelas derradeiras perguntas, dúvidas de quem não pode ver, nem ouvir nada real pra ter uma certeza de ser correspondido. Poderia ser uma ilusão? Mentir numa situação dessas me parece muito facil, mas meio sem sentido...

A verdade é que a internet possui o dom de encurtar a distância entre as idéias, e talvez por isso seja tão fácil se apaixonar por alguém "virtual", afinal com tantas pessoas nesse mundo, alguma teria que ter idéias em comum com você! O problema é quando a distância real está na casa dos milhares de quilômetros, pois a internet ainda não sabe encurtar as distâncias físicas. Podemos trocar idéias, elogios, declarações de amor, mas não é possível que uma coisa tão simples, como uma troca de olhares ou de sorrisos aconteça...


"Não importa se você está perto ou longe, o que importa é que você existe, para que eu possa sentir sua falta." (Legrand)

E... bem vinda ao 1º exame final!


Depois da prova de ontem, posso afirmar que ficarei de exame pela primeira vez em 3 anos de engenharia. Lamentável, mas...

O relógio marca: Falta 1 prova (Serão 2? Só o tempo dirá...) para o fim das aulas!!!

8ª Lição (a mais importante, até agora): Nunca diga que precisa de "só" 3,6 pontos, pode ser mais difícil (para não dizer impossível) consegui-los do que se imagina.


"Os acontecimentos desagradáveis são como facas: podem ser úteis ou podem nos ferir. E, como as facas, dependem apenas da maneira com que os seguramos: pelo cabo ou pela lâmina." (James Russell Lowell)